top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiano Kunert

Homenagem ao Chefe Elmer



Homenagem ao Chefe Elmer

Elmer de Souza Pessa, Chefe Elmer como era conhecido, era Cirurgião Dentista e esposo de Lenita de Abreu Pessoa. Nasceu em Santos no dia 01/05/1942. Escrevia para uma coluna no Jornal Cidade de Santos, SP.

Entrou no Movimento Escoteiro em 10/4/1954 aos 12 anos de idade no 11º SP Grupo Escoteiro do Ar Morvan Dias Figueiredo que foi aberto em 1950 pelo Sr. Cristiano Solano, onde permaneceu até os seus 18 anos. No movimento escoteiro ele conheceu sua esposa Lenita com quem teve duas filhas Mônica e Marcia que também fizeram parte do movimento escoteiro no então 55º Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo reaberto por ele em 1978 junto com toda a sua Família Abreu e Pessoa. Sempre foi um homem focado no movimento escoteiro em toda a filosofia ensinada por Baden Powell, sempre muito atuante no objetivo de tornar o seu grupo escoteiro de coração cada vez mais forte. Foi Chefe de Grupo e Diretor-Presidente de Grupo, Assistente Distrital e Regional e Comissário Distrital. Qualificou-se como Insígnia de Madeira do Ramo Escoteiro em 1977 e no Ramo Lobinho em 1978. Diretor de Curso Avançado, foi Comissário Regional Adjunto, Conselheiro Nacional e Comissário Nacional para Distritos Escoteiros. Foi Chefe da Delegação Paulista dos Jamborees Panamericanos de 1981 (RS) e 2001 (PR) e do Jamboree Colombo (RS) em 1992, do Ajuri Leste em 1986 (MG) e coordenou o Ajuri Nacional de 1985 (SP). O Grupo escoteiro Morvan Dias Figueiredo chegou ao seu ápice em 1993 se tornando o segundo maior Grupo Escoteiro do Brasil. Foi autor de artigos para o informativo nacional escoteiro “Sempre Alerta” além de outros para a Região do Distrito Federal, para Grupos Escoteiros, para grupos escoteiros em Portugal e para o Centro Cultural do Movimento Escoteiro. Foi autor dos dois volumes de “Reflexões de um Velho Lobo”, além de colaborar para manuais e apostilas de Cursos Escoteiros e de ser autor dos manuais Manual de Cerimônias para a Solenidade de Inauguração de um Grupo Escoteiro, de Grandes Jogos Escoteiros e de Jogos Noturnos, das apostilas Como Fazer uma Assembleia Regional e Valores Morais Escoteiros (compêndio de histórias) e mais o livro Histórias Verídicas do Escotismo, além de ter sido Coordenador da Reforma do POR quando Igor Kipman foi Escoteiro-Chefe.


Recebeu as seguintes medalhas: Bons Serviços nos Graus Bronze, Prata e Ouro, Gratidão nos Graus Bronze, Prata e Ouro, Tiradentes, Velho Lobo, Cruz de São Jorge, Lobo Guará, Tucano de Prata, Escotista Mário Covas Jr de Ação Voluntária pela Câmara Municipal de São Paulo, Tapir de Prata, MMDC de Revolução Constitucionalista de 1932 e Constitucionalista da Sociedade de Veteranos de 1932, ambas pelo Governo do Estado de São Paulo e a de Honra ao Mérito Brás Cubas, maior distinção da Câmara Municipal de Santos.

Para a Diretoria Regional do Estado de São Paulo, o legado do Chefe Elmer se mantém muito por sua grande atuação na base, nos grupos escoteiros 55º Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo em Santos e no 46º Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré em São Paulo, esse último por ter lá seus netos inscritos onde ele fazia questão de auxiliar sempre de alguma forma sempre em prol do escotismo ser aplicado com qualidade.


Para o Diretor-Presidente Regional, Rodrigo Ramos (Gestão 2022/2025), “O escotismo perdeu um grande entusiasta, que viveu como escoteiro na sua essência, onde no nosso último encontro em outubro de 2022, pedido feito por ele para conhecer a nova gestão da Região de São Paulo e atendido prontamente, Rodrigo Ramos e a vice presidente Vania Ferrari, nessa visita em sua residência diante da limitação do Chefe Elmer, constatamos o quanto o amor pela causa escoteira estava presente nele, mesmo já limitado devido a sua saúde. Palavras do Rodrigo Ramos, Diretor Presidente da Região Escoteira de São Paulo, “Não tenho dúvidas que foi muito bem recebido no Grande Acampamento”.


Seu velório e sepultamento ocorrido no dia 06/06/2023 foi um momento de muita emoção envolvida com a presença atual Diretor Presidente da Região Escoteira do Estado de São Paulo o Chefe Rodrigo Ramos (Rodriguinho), dos velhos lobos, amigos e irmãos escoteiros como Chefe Vania Dohme, Chefe Gerard, Chefe Bakos, Chefe Paulinho e outros, da Comissaria do 13º Distrito Mata Atlântica a Chefe Lourdes e também contamos com as presenças de membros do 46º Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré e do 55º Grupo Escoteiro do Mar Morvan Dias Figueiredo representado pelo seu atual Diretor presidente Renan Maturino, pelos Chefes Fabiano Kunert, Luciano (Guga), Silvia Carvalho, Wagner Pimenta, Wagner Abreu e os escoteiros que fizeram parte do passado do Morvan como Rodrigo (Rody), Fábio Capile, Juliana Almeida, Rosália, Flavio (Flavião), Ricardo Fabiani, Lenizio e outros. O nosso Diretor Presidente pediu a palavra e falou algumas palavras de honra ao Chefe Elmer e conforto a Família enlutada, fizemos uma oração, cantamos a canção da despedida e pela última vez saudamos o nosso eterno Chefe Elmer com o nosso Sempre Alerta!


Agora seguimos em frente com o nosso foco de deixar o nosso querido 55º Grupo Escoteiro do Mar Morvan Dias Figueiredo mais forte e vivo, pois esse foi o legado deixado pelo Chefe Elmer. Agora esse é o nosso legado de dar continuidade no trabalho árduo de manter vivo e forte o nosso Grupo Escoteiro. Por que agora lá do Grande Acampamento ele está olhando por nós ao lado do Baden Powell, Chefe Gabriel e do Chefe Walter Dohme e outros tantos que fizerem assim como ele diferença no Movimento Escoteiro do Brasil.


Descanse Chefe Elmer, pois foram 69 anos dedicados aos Escotismo, vá em paz certo da missão cumprida e com um forte legado deixado em nossos corações. E o nosso muito obrigado pelo tempo que tivemos a honra de compartilhar com você nesses anos.




01/05/1942 - 05/06/2023

122 visualizações0 comentário
bottom of page