Você sabe o que é a Insígnia da Madeira e o lenço de Gilwell?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabiano Kunert

Você sabe o que é a Insígnia da Madeira e o lenço de Gilwell?


O Lenço de Gilwell representa o vínculo de todos os portadores da Insígnia de Madeira com o 1° Grupo de Gilwell, do qual Baden-Powell é, simbolicamente, chefe permanente. Será utilizado em cursos de formação de adultos, nas reuniões do 1º Grupo de Gilwell e, excepcionalmente, em outras atividades escoteiras relacionadas à formação de adultos. A Insígnia de Madeira surge no Movimento Escoteiro pelas mãos do próprio Baden-Powell, associada ao primeiro curso de formação de Dirigentes, realizado em Gilwell Park em 1919. Originalmente, era constituída por um atilho de couro (amuleto de felicidade) e por algumas contas de madeira passadas pelo fogo, retiradas do colar de Dinizulu, oferecido pelo próprio a B.-P., símbolo de realeza e do fogo original dos antepassados da tribo, passado de geração em geração como emblema do seu domínio e do conhecimento partilhado entre gerações. Posteriormente, passou a associar-se a esta insígnia de madeira um lenço escoteiro, de cor rosa-acinzentado e com um pequeno retângulo de pano com o padrão do tartan dos Maclaren aposto no vértice. Este lenço era, originalmente, um lenço de Grupo, o do Grupo n.º 1 - Gilwell Park mas a partir de 1924 o seu uso foi restrito aos portadores da Insígnia de Madeira. A anilha, em couro e com o nó cabeça de turco ou de turbante, foi criada em 1920, como complemento para o Lenço de Gilwell. No entanto, desde o início (e de forma oficial de 1943 a 1989) foi dada como símbolo a quem completasse a Formação Básica em Gilwell. Atualmente, as duas peças da Insígnia - colar e lenço de Gilwell - mantêm um simbolismo rico e muito próximo do original. O colar simboliza a partilha do dever e de conhecimentos entre as sucessivas gerações de escotistas e dirigentes, a transmissão do fogo original herdado de Baden-Powell. Na sua singeleza, é símbolo do desprezo pelas riquezas materiais e exemplo da forma como em pequenos nadas podemos encerrar as verdadeiras riquezas da humanidade. É ainda símbolo da nossa casa, a Natureza. O nosso orgulho não são medalhas nem diplomas, mas sim um bocado de madeira. O lenço simboliza a nossa pertença simbólica a Gilwell, lembra-nos o nosso compromisso de fraternidade mundial e torna-nos a todos igualmente dirigentes de um mesmo ideal.


Wood Badge é um programa de liderança de escotismo e o prêmio relacionado para líderes adultos nos programas de associações de escoteiros em todo o mundo. Os cursos Wood Badge visam formar escoteiros líderes ensinando práticas avançadas de liderança, e criando laços entre humanos e compromissos pessoais para o movimento escotista. Os cursos geralmente combinam aulas e prática em ambientes naturais.


Originalmente, B-P tinha pensado em oferecer aos formandos do curso dois pendões para o chapéu, à semelhança do que os oficiais americanos usavam. Entretanto, enquanto vasculhava nas recordações que tinha trazido de África e da Índia, encontrou um colar com contas de madeira, tendo optado por estas. Ainda assim, as suas primeiras ideias para o uso das contas foram para o chapéu, a imitar os pendões, ou na casa de um dos botões do casaco. Em breve, B-P decidiu alterar estas ideias, provavelmente pelo facto de que os portadores da Insígnia de Madeira só poderiam usar as contas quando estivessem com o chapéu (ao ar livre) ou de casaco. O uso das contas num colar, usando um atilho de couro, permitiria aos seus portadores usá-las em todas as circunstâncias. A ideia do atilho e do colar poderá ter tido origem noutra recordação que B-P trouxe de África. Durante o Cerco de Mafeking, numa das rondas que B-P fazia frequentemente pela cidade, um rapaz indígena interpelou-o, admirado por ele não andar a assobiar e sorrindo, como era costume. Numa breve troca de palavras, em que B-P se mostrou menos esperançado quanto ao futuro, dadas as condições adversas e dramáticas do cerco, o rapaz ofereceu-lhe um atilho de couro, que lhe tinha sido dado pela mãe à nascença, para dar sorte e afastar os maus espíritos. Nesse mesmo dia, a cidade recebeu a notícia de que o Coronel Plumer e as suas tropas iriam chegar a Mafeking nos próximos dias.



0 visualização0 comentário
bottom of page